quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por Andrews Fiorotte
A qualidade é um conceito que está completamente relacionado à percepção de cada pessoa, influenciada por diversos fatores, como cultura, modo de pensar, tipo de produto ou serviço prestado. As necessidades e expectativas também influenciam diretamente nessa definição. De uma forma ou de outra, podemos afirmar que a satisfação do cliente é uma condição primordial de qualquer organização, para que a empresa sobreviva e desenvolva-se em um ambiente competitivo e de rápidas mudanças. 

    Nos últimos anos, diversos foram os fatores que contribuíram para o crescimento do mercado da construção civil no Brasil: o desemprego regrediu e a renda média do brasileiro cresceu, consequentemente fazendo com que tanto a classe média como o setor de crédito se fortalecessem. Com isso, houve um substancial aumento na venda de imóveis em várias regiões do país. Mas apesar do cenário favorável, o crescimento da demanda foi tão grande que diversas construtoras passaram a vivenciar problemas como atraso nas obras e escassez de mão de obra qualificada, o que elevou os custos e restringiu a oportunidade de novos negócios. Nestas circunstâncias a gestão da qualidade na construção civil, que antes já era importante, se tornou ainda mais essencial para as empresas construtoras que desejem gerar resultados satisfatórios e se manterem competitivas, tanto do ponto de vista operacional como financeiro.

     A qualidade na construção civil possui o poder de abrir novos mercados e ampliar aqueles já existentes, expandindo os negócios das empresas. Além disso, compreendem uma série de outras vantagens, dentre as quais o aumento da produtividade de funcionários e colaboradores, a redução de custos e desperdícios, o controle eficiente de processos e uma melhor organização interna.

     Para implantar corretamente os sistemas de gestão da qualidade na construção civil, é primordial que as empresas elaborem um planejamento, com 7 etapas essenciais:



Definir as condições e exigências normativas a serem implantadas na empresa;
Analisar e avaliar detalhadamente todos os atuais processos de qualidade;
Determinar prioridades, como capacitação de pessoal e melhorias estruturais;
Arquitetar uma matriz base para a execução do sistema;
Fornecer treinamento adequados e acompanhar de perto;
Averiguar a implantação do sistema por meio de auditorias internas e externas;
Planejar e garantir manutenções e revisões contínuas de todo o sistema.



    Tenho experiência em algumas construtoras como a Schahin Engenharia S.A. e a Construtora MM Empreendimentos Imobiliários e a Política de Qualidade de ambas, é bem rigorosa, pois todos os dias devemos trabalhar seguindo a mesma para atender todos os requisitos solicitados mensalmente pela auditoria externa e quinzenalmente realizada pela auditoria interna, mostrando que a gestão de qualidade de uma empresa voltada para a construção civil deve sim ter um foco para alcançar seus objetivos e impondo metas para serem cumpridas, senão a execução é realizada de qualquer maneira e com isso, sendo reprovado os processos de construção pela auditoria, haverá um retrabalho para finalizar a obra, aumentando o custo total da mesma.

2 comentários: