QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A qualidade é um conceito que está completamente
relacionado à percepção de cada pessoa, influenciada por diversos fatores, como
cultura, modo de pensar, tipo de produto ou serviço prestado. As necessidades e
expectativas também influenciam diretamente nessa definição. De uma forma ou de
outra, podemos afirmar que a satisfação do cliente é uma condição primordial de
qualquer organização, para que a empresa sobreviva e desenvolva-se em um
ambiente competitivo e de rápidas mudanças.
Nos últimos anos, diversos foram os
fatores que contribuíram para o crescimento do mercado da construção civil no
Brasil: o desemprego regrediu e a renda média do brasileiro cresceu,
consequentemente fazendo com que tanto a classe média como o setor de crédito
se fortalecessem. Com isso, houve um substancial aumento na venda de imóveis em
várias regiões do país. Mas apesar do cenário favorável, o crescimento da
demanda foi tão grande que diversas construtoras passaram a vivenciar problemas
como atraso nas obras e escassez de mão de obra qualificada, o que elevou os
custos e restringiu a oportunidade de novos negócios. Nestas circunstâncias a gestão da qualidade na construção civil, que
antes já era importante, se tornou ainda mais essencial para as empresas
construtoras que desejem gerar resultados satisfatórios e se manterem
competitivas, tanto do ponto de vista operacional como financeiro.
A qualidade na construção civil
possui o poder de abrir novos mercados e ampliar aqueles já existentes,
expandindo os negócios das empresas. Além disso, compreendem uma série de
outras vantagens, dentre as quais o aumento
da produtividade de
funcionários e colaboradores, a redução de custos e desperdícios, o controle
eficiente de processos e uma melhor organização interna.
Para implantar corretamente os
sistemas de gestão da qualidade na construção civil, é primordial que as
empresas elaborem um planejamento, com 7 etapas essenciais:
Definir as condições e exigências
normativas a serem implantadas na empresa;
Analisar e avaliar detalhadamente todos os
atuais processos de qualidade;
Determinar prioridades, como capacitação de
pessoal e melhorias estruturais;
Arquitetar uma matriz base para a
execução do sistema;
Fornecer treinamento adequados e
acompanhar de perto;
Averiguar a implantação do
sistema por meio de auditorias internas
e externas;
Planejar e garantir manutenções e revisões contínuas
de todo o sistema.
Tenho experiência em algumas construtoras como a Schahin Engenharia S.A. e a Construtora MM Empreendimentos Imobiliários
e a Política de Qualidade de ambas, é bem rigorosa, pois todos os dias devemos
trabalhar seguindo a mesma para atender todos os requisitos solicitados
mensalmente pela auditoria externa e quinzenalmente realizada pela auditoria
interna, mostrando que a gestão de qualidade de uma empresa voltada para a
construção civil deve sim ter um foco para alcançar seus objetivos e impondo
metas para serem cumpridas, senão a execução é realizada de qualquer maneira e
com isso, sendo reprovado os processos de construção pela auditoria, haverá um
retrabalho para finalizar a obra, aumentando o custo total da mesma.
Excelente postagem!
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